Brasil

Notizie

No ponto alto dia (12h) 26 de fevereiro de 2019, em clima de muita alegria e bênçãos, na Igreja Mãe da Arquidiocese de São Paulo (Catedral da Sé) Daniela dos Santos, professou solenemente por toda a vida os votos de: pobreza, castidade, obediência no Instituto Nossa Senhora da Anunciação (Anunciatinas).

Estiveram presentes na celebração os padres Luiz Miguel Duarte, ssp, superior provincial dos Padres e Irmãos Paulinos que presidiu a Eucaristia e recebeu solenemente os votos, José Carlos de Freitas Júnior, ssp, delegado dos Institutos Paulinos de Vida Secular Consagrada (Gabrielinos e Anunciatinas), Seminaristas paulinos de Campinas e São Paulo, membros dos Institutos São Gabriel Arcanjo, Nossa Senhora da Anunciação e Santa Família, com os padres da Catedral da Sé Luiz Baronto (Cura) e Helmo (auxiliar do cura) concelebrando.

Foi um momento muito especial na vida de Daniela que desde o ano de 2006 decidiu ser Consagrada sonhava com este presente de Deus.

Na caminhada foi sempre séria e serena. Desde o início da formação se apaixonou pela vida Consagrada secular.

Daniela louva e agradece a Deus por todas as pessoas que contribuíram em sua formação desde o acompanhamento vocacional, os delegados dos Institutos Paulinos. Sua palavra é GRATIDÃO.

Ela expressa que “rende graças ao Senhor que seu amor é sem fim! Hoje sou mais completa, sou mais feliz, sou toda de Deus por toda a vida... Para sempre cantarei as maravilhas que Deus realizou em mim”.

De 22 a 26 de janeiro, 29 membros da Província paulina do Brasil, juntamente com um membro do Instituto Jesus Sacerdotes, estiveram reunidos para os Exercícios Espirituais anuais. Para sede do retiro foi escolhida, pela quarta vez, a Casa de Retiros Schoenstatt-Tabor, do Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt, em Atibaia, que dista cerca de 66 quilômetros da cidade de São Paulo.

Os Exercícios tiveram por tema “Jesus, o comunicador do Sentido da Vida” e contaram com ajuda do Padre Valdecir Ferreira, da diocese de Apucarana, no Estado do Paraná. Padre Valdecir é sacerdote há pouco mais de dez anos e conta com uma grande experiência no campo vocacional, tendo sido assessor nesta área da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, período em que teve a ocasião de participar de encontros vocacionais em todo o território nacional. Atualmente Pe.Valdecir é diretor da Formação no Seminário de Apucarana, que conta com aproximadamente 50 seminaristas. Colabora com a Paulus, onde publicou ao CD Sei que Ele Me conduz – refrãos orantes e o livro Devocionário Vocacional (2018).

Para nossos Exercícios Pe. Valdecir propôs um itinerário de conversão, de distanciamento ou desapego e de autotranscendência, passando, por meio de uma meditação à manhã e à tarde, pelos Evangelhos ( Lc 6,12-19; Jo 2,1-12; Lc 19,1-10; Lc 7,36-50; Jo 6,1-15; Mc 15,33-41; Jo 15,1-17; Jo 20, 1-18 e Mt 5, 1-12.

Ao descrever a experiência espiritual, abordando o texto evangélico, Pe. Valdecir enriqueceu constantemente sua reflexão com citações do pensamento de autores espirituais, desde a patrística a escritores de nosso tempo.

Nossos Exercícios Espirituais situaram-se no contexto da celebração do Ano Centenário do Pacto e da abertura do Ano Vocacional da Família Paulina.

Durante a celebração da Eucaristia, na festa da Conversão de São Paulo, o Provincial, Pe. Luiz Miguel Duarte deu leitura da Mensagem dos Governos gerais da Família Paulina convocando toda a Família para o Ano Vocacional, à luz do tema Reaviva o dom de Deus (2Tm 1,6). Alegria toda especial foi trazida à celebração pela renovação dos votos religiosos por parte de nove de nossos Juniores.

Em espírito de fraternidade e alegria, aconteceu entre os dias 16 a 20 de janeiro de 2019, na Comunidade Formativa de Campinas (Padres e Irmãos Paulinos), o retiro e encontro anual do Instituto São Gabriel Arcanjo. Nele estiveram presentes cinco Gabrielinos oriundos de diversas partes do Brasil: Francisco de Castro e Vicente Netto – da região Nordeste; Douglas Cirilo e Luciano dos Santos – da região Sudeste e Darlei de Paula da região Sul.

Nesses dias, os Gabrielinos refletiram e rezaram os seguintes temas: Discipulado: nossos pés nos passos de Jesus Mestre de Nazaré (Jo 1,1-18), Beber na fonte da água viva (Jo 4,1-26), Discipulado permanecer na mística e dinâmica do amor (Jo 15,1-17), Discipulado com Maria, Mãe dos pobres (Lc 1,39-45) e Discipulado: meu coração no coração de Jesus (Jo 20,11-18).

Para animar os dias de espiritualidade, Delegado Provincial do Instituto São Gabriel Arcanjo: Pe. José Carlos de Freitas Júnior conduziu os momentos de meditação mediante as colocações, diálogos individuais, Celebração Eucarística nos dias correntes e momentos de oração pessoal.

No sábado (19/01) os Gabrielinos contaram com uma programação especial: Missa votiva à São Gabriel Arcanjo, seguida do café da manhã; as oito horas se dirigiram ao Parque Taquaral onde tiveram um momento de lazer proporcionado pelo seu Delegado; pela tarde tiveram uma colocação e rezaram o Ofício da Imaculada Conceição seguido de um saboroso jantar.

No domingo (20/01) a programação foi mais festiva, pela primeira profissão do Douglas Soares Cirino; antes da missa houve uma última reunião com os Gabrielinos presentes onde o Pe. José Carlos frisou dentre alguns temas, a importância do testemunho dos votos e o incentivo vocacional dado pelo mesmo. As onze horas iniciou-se a missa de encerramento do retiro e a primeira profissão do Douglas, presidida pelo superior provincial dos Paulinos e também do Instituto Agregado São Gabriel Arcanjo: Pe. Luiz Miguel Duarte, que destacou em sua homília a importância da abundância dos sinais messiânicos, como também de se viver os votos por inteiro e a presença de Maria na vida do religioso. Se fizeram presentes também os clérigos Paulinos: João Paulo da Silva e Tiago Melo que animaram a celebração; como também da Pastorinha irmã Lázara e familiares. Ao final da celebração Douglas procedeu com os agradecimentos. O retiro encerrou-se com um festivo almoço e os parabéns do neo-professo. Após todos retornaram para suas respectivas localidades.

Nesses dias fizeram presença também os membros da comunidade: O sacerdote paulino José Erivaldo Dantas e os seminaristas Paulinos: Ednoel, Felipe e Janderson. Prestando acolhida e serviço aos Gabrielinos.

No mais, sejamos gratos ao Divino Mestre e Pastor, Caminho, Verdade e Vida que nos conduz nos caminhos da vida e continua chamando homens e mulheres a colaborar na sua messe, como os Gabrielinos que evangelizam na realidade em que vivem, e pedimos que São Gabriel Arcanjo que nos proteja nas labutas diárias em prol de um mundo mais humano e fraterno.

 

Entre os dias 14 a 18 de janeiro de 2019, aconteceu o Encontro dos membros do Instituto Paulino de Vida Secular Consagrada Jesus Sacerdote. O local foi a Comunidade dos Paulinos de Belo Horizonte, Minas Gerais. Dos dez membros que atualmente compõem o Instituto, somente três puderam participar: Pe. José Ronnes dos Santos Santana (São Paulo), Pe. Luiz Antônio Reis Costa (Minas Gerais) e Pe. Alberto Dionísio Santos (Bahia).

A programação constou de momentos de convivência, estudo, lazer e oração. As temáticas tratadas foram: compreensão da frase que encontramos nas capelas da Família Paulina em seu contexto histórico-carismático (Pe. Antônio Lúcio), estudo do Estatuto e Diretório do Instituto Jesus Sacerdote (Pe. Antônio Lúcio), o Papa Francisco e a Comunicação (Cl. Danilo Alves Lima) e Partilha do Ministério Pastoral dos Padres (todos).

No dia 15 de janeiro, Memória de Santo Arnaldo Janssen, o dia foi concluído com a Celebração Eucarística presidida pelo Pe. José Ronnes. No dia 16 de janeiro, concluiu-se o dia com a Adoração ao Santíssimo Sacramento, coordenada pelo Pe. Antônio Lúcio. No dia 17 de janeiro, Memória de Santo Antão, iniciou-se o dia com um passeio ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, Padroeira de Minas Gerais. O almoço festivo foi motivado pelo aniversário natalício do Delegado Provincial do Instituto Jesus Sacerdote, Pe. Antônio Lúcio, que presidiu a Celebração Eucarística no final da tarde, na qual o Pe. José Ronnes ingressou na etapa formativa do Postulado.

Em sua homilia o Pe. Antônio Lúcio afirmou: “(...) Queridos coirmãos no sacerdócio, sabemos que nossa missão não é fácil, o nosso apostolado é exigente e desgastante. Em tempos de intensa conectividade – com as pessoas, com as mídias sociais, com as pastorais, com os estudos, com o apostolado – sirva-nos de alerta e incentivo o que escutamos na Carta aos Hebreus: “Hoje, se ouvirdes a voz do Espírito Santo, não endureçais os vossos corações” (Hb 3,7-8). Endurecer e fechar o coração é desviar-se dos caminhos do Senhor, é distanciar-se do seu seguimento, é cegar-se para não enxergar a realidade que revela a necessidade da presença de Deus, é ensurdecer-se para não escutar o clamor do nosso povo por condições dignas de vida, é paralisar-se para não caminhar ao encontro das pessoas que necessitam de nós, é permanecer indiferente frente à vida cotidiana que suplica por justiça. (...) Frente a tudo isso, afirma-nos o escritor sagrado da Carta aos Hebreus: “Cuidai, irmãos, que não se ache em algum de vós um coração transviado pela incredulidade, levando-o a afastar-se do Deus vivo. Antes, animai-vos uns aos outros, dia após dia” (Hb 3,12-13). E concluiu: “Peço ao Senhor para que tenha misericórdia de nossas fraquezas e limitações, transformando nossos corações e desejos de acordo com o seu Evangelho. Que nossas convicções superem sempre as dificuldades e incompreensões. Que a ternura de Deus nos envolva e sua misericórdia nos abrace”.

Sabemos das dificuldades reais e concretas que nos impedem, mesmo contra nossa vontade, de promover Encontros como estes – necessários seguramente – para irmos confirmando nossa pertença a Jesus Cristo, sumo e eterno sacerdote, e também ao Instituto Jesus Sacerdote e a Família Paulina. Além de agradecer mais uma vez a presença de vocês (Pe. José Ronnes, Pe. Luiz Antônio e Pe. Alberto Dionísio) – muitos outros queriam estar aqui, mas não foi possível – um “muito obrigado” ao Cl. Danilo Alves Lima pela colaboração.

Aconteceu em Campinas, São Paulo, na Casa de Formação dos Paulinos de 09 a 13 de janeiro de 2019 o retiro anual das Anunciatinas do Brasil, que vieram dos Estados da Paraíba, Bahia, São Paulo Capital e contamos ainda com a participação de uma ex-anunciatina do Estado de Goiás.
O retiro coordenado pelo Pe. Jose Carlos de Freitas Junior, ssp, foi um momento rico de acolhimento e atenção manifestado também por todos os seminaristas. Os temas propostos para as reflexões diárias foram: Discipulado: nossos pés nos passos de Jesus Mestre de Nazaré (Jo 1,1-18), Beber na fonte da água viva (Jo 4,1-26), Discipulado permanecer na mística e dinâmica do amor (Jo 15,1-17), Discipulado com Maria, Mãe dos pobres (Lc 1,39-45) e Discipulado: meu coração no coração de Jesus (Jo 20,11-18).
Os temas foram colocados de maneira coletiva e todas puderam aprofundar individualmente interiorizando cada assunto. O retiro foi enriquecido pela Palavra ‘a Luz do Evangelho e momentos celebrativos partilhados com orações próprias da Liturgia das Horas, Celebração Eucarística, Oficio de Nossa Senhora. As motivações e orações sempre imbuídas da realidade do Brasil.
Além de toda riqueza evangélica tivemos também momentos de recreio e lazer onde pudemos partilhar a vida sempre com a presença alegre dos padres, Jose Carlos, Erivaldo e seminaristas.
Momento rico em contato com a natureza, fizemos um belo passeio no Parque e Lagoa Taquaral e visitação ao Teatro de Arena com o monumental Auditório Beethoven (Concha Acústica) onde pudemos apreciar musica ao ar livre ao som de violino e saxofone, passeio de bondinho e pedalinho.
Finalmente, com encerramento das atividades na manha de domingo dia 14 contamos com a presença do superior provincial Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp, acompanhado do Clérigo Tiago Melo, que presidiu solenemente a Celebração Eucarística na Festa do Batismo do Senhor e envio das Anunciativas renovadas no Espirito de Cristo Mestre e Pastor.

Más artículos...